Enfermagem
Definição : A pneumonia é uma doença infecciosa dos pulmões causada geralmente
Por bactérias. Mas também pode ser causada por vírus , bactérias e as vezes por fungos.
Agente Etiologico : Os principais agentes causadores da enfermidade são as bactérias Streptococcus pneumoniae (também conhecida como pneumococo) e Mycoplasma pneumoniae, e o vírus Haemophilus influenzae. A doença também pode ser desencadeada por alguns tipos de fungos e de protozoários. A pneumonia pode ser adquirida pelo ar, saliva, secreções, transfusão de sangue ou mudanças bruscas de temperatura, que comprometem o funcionamento dos cílios responsáveis pela filtragem do ar aspirado, o que acarreta em uma maior exposição aos micro-organismos causadores.
Classificação :
Pneumonia adquirida na comunidade: é a pneumonia adquirida no ambiente de convívio social
Pneumonia hospitalar: trata-se de uma pneumonia adquirida diante de uma internação hospitalar.
Pneumonia aspirativa: esse tipo de pneumonia ocorre quando algum material estranho é inalado ou aspirado para dentro dos pulmões.
Pneumonia causada por microorganismos germes oportunistas: é uma pneumonia que afeta pessoas com baixa imunidade .
Pneumonia causada por germes emergentes: são germes muito virulentos, encontrados em grandes epidemias, que podem causas pneumonia até mesmo em pessoas muito saudáveis.
Fisiopatologia: Os pulmões, pulmão direito e esquerdo, são projetados para realizarem, principalmente, a troca gasosa (troca de O2/CO2) através ventilação e perfusão. Para que isto ocorra, durante a respiração o ar é inspirado, passa pelas vias aéreas de condução ( laringe, traquéia, brônquios até bronquíolos), bronquíolos respiratórios e alvéolos, onde ocorre essa troca gasosa.
No espaço alveolar, de grande área, há vários capilares arteriais pulmonares que, em contato com os alvéolos, permitem contato ar-sangue. A captação do oxigênio e eliminação do gás carbônico ocorre através de uma membrana muito