enfermagem
Higienização das mãos
A higienização deve remover os materiais indesejados (restos de alimentos, corpos estranhos, resíduos de produtos químicos e microrganismos) das superfícies a um nível tal que, os resíduos que persistirem, não apresente qualquer risco para a qualidade e segurança do produto.
• Remoção de sujidade, suor, oleosidade, pêlos, células descamativas e da microbiota da pele, interrompendo a transmissão de infecções veiculadas ao contato;
• Prevenção e redução das infecções causadas pelas transmissões cruzadas.
As mãos constituem a principal via de transmissão de microrganismos, pois através da pele pode se transferir microrganismo de uma superfície para outra, por meio de contato direto (pele com pele), ou indireto, através do contato com objetos e superfícies contaminados.
Os micróbios ficam na camada mais superficial da pele, o que permite sua remoção a partir da higienização das mãos com água e sabão, sendo eliminada com mais facilidade quando se utiliza uma solução anti-séptica.
Unhas das mãos
Já as unhas, é preciso mantê-las em bom estado de conservação: bem cortadas, lixadas e limpas. Os homens devem sempre ter seu próprio cortador de unha em casa e, assim como as mulheres podem dedicar-se semanalmente aos cuidados com as unhas. Um ponto importante para quem gosta de pintá-las: não deixe o esmalte descascar demais, pois algumas bactérias alojam-se nas partes descascadas, sempre que começar a sair retire-o.
Dica para limpeza de mãos e unhas: o ato de roer as unhas deixa-as com aspecto feio e pode ser um veículo de ingestão de bactérias e sujeiras, o que pode causar algumas doenças. Uma boa maneira de acabar com esse vício é usar cremes bactericidas com sabor amargo, ao levar as mãos à boca e sentir o gosto ruim a pessoa pode ser desmotivada aroer as unhas.
Unhas dos pes
Cuidados com os pés
Cuidar da higiene dos pés é muito importante para evitar problemas mais sérios como micoses, chulé e