informatica
• Hardware: É o conjunto de dispositivos físicos de um computador, usados para executar as atividades de entrada, processamento e saída. Qualquer dispositivo que possa ser “tocado” é classificado como hardware. Exemplos: teclado, fonte, monitor, impressora, cabo, chip, placa-mãe, disco rígido, etc. • Software: Conjunto de dispositivos lógicos de um computador, que permite o processamento de dados no hardware. São os arquivos e programas com os quais o computador trabalha. Exemplos: Windows, Word, Excel, etc. • Peopleware: São todas as pessoas que manuseiam em qualquer grau um computador. Exemplos: usuários, Analistas de Sistemas, Administradores de Redes, Programadores de Sistemas, etc.
PERIFERICOS.
Periféricos são aparelhos ou placas que enviam ou recebem informações do computador. Na informática, o termo "periférico" aplica-se a qualquer equipamento acessório que seja ligado à CPU (unidade central de processamento), ou, num sentido mais amplo, ao computador. São exemplos de periféricos: impressoras, digitalizadores, leitores e ou gravadores de CDs e DVDs, leitores de cartões e disquetes, mouses, teclados, câmeras de vídeo, entre outros.
Cada periférico tem a sua função definida, desempenhada ao enviar tarefas ao computador, de acordo com sua função.
Existem vários tipos de periféricos:
* De entrada: basicamente enviam informação para o computador (teclado, mouse, joystick, digitalizador);
* De saída: transmitem informação do computador para o utilizador (monitor, impressora, caixa de som);
* De processamento: processam a informação que a CPU (unidade central de processamento) enviou;
* De entrada e saída: enviam/recebem informação para/do computador (monitor touchscreen, drive de DVD, modem). Muitos destes periféricos dependem de uma placa específica: no caso das caixas de som, a placa de