enfermagem
Educação com qualidade: aqui você encontra.
Clínica Cirúrgica I
Módulo:II
Carga Horária: 40h
Professora: Danielle A. C. Chaves
Introdução
Centro de Material Esterilizado (CME)
É o conjunto de áreas destinadas à limpeza, preparo, esterilização, guarda e distribuição do material para todo o hospital.
O CME pode ser centralizado, quando o material é limpo, preparado e esterilizado, quando as diferentes unidades do hospital encarregam-se da limpeza e da preparação do material, encaminhando-o depois ao CME somente para esterilização.
O mais indicado é o sistema centralizado, principalmente porque padroniza as técnicas empregadas e possibilita o controle de qualidade garantindo maior segurança no uso do material esterilizado.
Dependências Físicas
Área de Recepção e expurgo: É destinada a receber material usado do Centro Cirúrgico e das demais unidades do hospital, para execução ou complementação da limpeza.
Esse local precisa ser devidamente separado e isolado do local de entrega do material limpo, a fim de evitar a contaminação do que foi recém-esterilizado.
Área de Preparo do material: Local onde se realizam o preparo e o empacotamento ou acondicionamento do material para ser esterilizado. Área de Esterilização: Espaço onde estão instaladas as autoclaves e estufas empregadas para esterilizar o material. Área de Guarda e distribuição: Parte reservada ao armazenamento ou estocagem do material estéril em armários, prateleiras e, modernamente, em cestas de aço inoxidável do tipo “gaiola”. É nesse local, que se dá a distribuição do material a todas as unidades do hospital.
Em alguns hospitais, essa área comunica-se diretamente com a sala de estocagem de material esterilizado do Centro Cirúrgico, facilitando muito o abastecimento dessa sala.
Ambientes de Apoio
Posto de enfermagem: Área que se constitui no centro administrativo do CME, onde se