Enfermagem
Ressecção transuretral de próstata (também conhecido como RTUP ou RTU de próstata) é um procedimento cirúrgico urológico usado para tratamento da hiperplasia prostática benigna (HPB).
A hiperplasia benigna da próstata (HBP) ou hiperplasia prostática benigna (HPB) é uma condição médica caracterizada pelo aumento benigno da próstata que normalmente se inicia em homens com mais de 40 anos. Pode provocar estreitamento da uretra com dificuldade de micção.
É caracterizada por uma hiperplasia das células do estroma e do epitélio, resultando na formação de nódulos na região periuretral da próstata. Quando suficientemente largos, os nódulos comprimem o canal uretral causando obstrução parcial, ou às vezes completa, da uretra, desta maneira interferindo no fluxo normal da urina. Isso causa sintomas de hesitância urinária, polaquiúria, aumento do risco de infecção do trato urinário e retenção urinária. Embora os níveis de antígeno prostático específico possam estar elevados nestes pacientes devido ao volume maior do órgão e inflamação devido às infecções do trato urinário, a hiperplasia prostática benigna não é considerada uma lesão pré-maligna.
Trans – Operatorio * A RTU da Próstata é realizada com o paciente em posição deitada sob raquianestesia ou peridural. * Introduzimos um aparelho chamado ressector no interior da uretra e da bexiga, identificamos a obstrução uretral causada pelo crescimento da próstata e realizamos a ressecção do tecido prostático obstrutivo. * O controle do sangramento é realizado com cauterização com bisturi elétrico. * Ao final da cirurgia introduzimos uma sonda na bexiga para drenagem urinária e lavagem da bexiga com soro fisiológico. O paciente permanece internado por 2 ou 3 dias e tem alta hospitalar sem sonda na bexiga
Medicações
Alfa-bloqueadores (antagonistas do receptor adrenérgico-α1) fornecem alivio dos sintomas da hiperplasia prostática benigna. As drogas disponíveis incluem doxazosina, terazosina,