enfermagem
As queimaduras são lesões da pele e/ou tecidos subjacentes, resultantes do contacto com um agente exterior. As queimaduras constituem um dos acidentes mais frequentes, ocorrendo em variadíssimas circunstâncias e em todas as idades. A maioria consistem em pequenas lesões que decorrem sem grandes complicações. Contudo, algumas podem ser fatais ou potencialmente fatais, pelo que exigem um socorro correcto e o mais precoce possível, pois dele depende não só o resultado funcional e estético como também a sobrevivência
Para avaliar a gravidade das queimadura é necessário ter em conta:
· A causa da queimadura;
· A extensão da superfície corporal queimada;
· A profundidade da queimadura;
· O local da queimadura;
· A idade da vítima.
Causas das queimaduras
· Queimaduras térmicas
Aquelas que são provocadas por acção do calor ou frio. Podemos incluir as provocadas por fogo, sol, gelo, líquido fervente, etc.
· Queimaduras eléctricas
Nas queimaduras eléctricas e uma vez que a electricidade é um movimento orientado, é importante ter presente que existe sempre uma porta de entrada (ponto de contacto com o corpo), um trajecto e uma porta de saída (local de saída da carga eléctrica do organismo). As queimaduras eléctricas podem ainda interferir com o normal funcionamento do sistema nervoso provocando paragem respiratória, ou interferir com o ritmo eléctrico do coração com consequente paragem cardíaca. As fracturas ósseas são também frequentes pois as cargas eléctricas podem provocar uma contracção muscular para além da resistência do osso.
· Queimaduras químicas
São as queimaduras provocadas por acção dos ácidos e bases. Mais comuns na indústria ou no domicílio devido à presença de muitas substâncias potencialmente capazes de provocar lesão nos tecidos do organismo.
· Queimaduras por radiação
As radiações mais comuns