enfermagem
Enfermagem: 6°/ 7° Período
Jéssica Plácido RA: 1099558896
Professor: Vagner Barcelos.
Niterói
2014
Hanseníase no Mundo Moderno
Hanseníase é uma doença infecciosa crônica causada pelo Mycobacteriumleprae que primeiramente afeta a pele e os nervos periféricos. Atualmente, 80% dos casos novos concentram-se em países localizados na faixa intertropical: Índia; Brasil; Myamar; Madagascar; Nepal e Moçambique. Atualmente, o Brasil ocupa o segundo lugar em números absolutos de casos de hanseníase no mundo.
A doença apresenta um espectro de sintomas que se manifestam como formas clínicas distintas, as quais têm como principal característica o tipo de resposta imunitária que o hospedeiro apresenta frente ao microrganismo.
Para determinar o tipo de tratamento mais adequado para o indivíduo portador do bacilo e a conduta com relação aos membros da sua família.
Embora enorme atenção tenha sido focada no desenvolvimento da resposta imune celular adaptativa, durante o curso da infecção, investigações recentes dos mecanismos e modulação da imunidade inata suportam a ideia de que, após a forma Indeterminada de hanseníase, devem ocorrer eventos imunorregulatórios, os quais determinam o espectro da doença.
A imunidade mediada por célula é dinâmica e apresenta variações espontâneas de reatividade com o tempo e tratamento, caracterizando as reações hansênicas agudas, tipo I e II.
É importante ressaltar que a Hanseníase tem cura, sendo importante para isso, que haja a promoção de conhecimento a respeito da doença através de campanhas e divulgação em meios de comunicação. Além da aplicação de ações integradas de saúde sob o ponto de vista da saúde coletiva, visando o diagnóstico, tratamento precoce da doença, e a manutenção do tratamento, para controle e, ainda, a redução das incapacidades e transtornos psicossociais.
Novos estudos, envolvendo populações de distintas partes do mundo e fatores genéticos já descritos