Enfermagem
CARACTERÍSTICAS GERAIS:
INTRODUÇÃO:
O Sistema reprodutor masculino é formado pelos testículos , ductos excretores ( genitais ) , glândulas acessórias e pênis . Os órgãos constituíntes contribuem para a formação primárias , a reprodução . A produção e o transporte de espermatozóides , a secreção de fluídos e a deposição de sêmen no trato feminino . O órgão copulador também transporta urina para o ambiente externo.
TESTÍCULOS :
Esses órgãos estão contidos numa bolsa especializada de pele escroto . Os testículos são órgãos exócrinos e endócrinos combinados .A porção exócrina está relacionada a produção de espermatozóides . A porção endócrina é representada pelas células de Leydig e pelas células de sustentação de Sertoli.
Envoltórios testiculares :
Os testículos estão encerrados numa cápsula , a túnica albugínea composta por tecido conjuntivo denso . A túnica albugínea é contínua com o tecido conjuntivo frouxo do mediastino testicular no pólo anterior do testículo . Ele envolve a rede testicular ( rete testis ) . A túnica albugínea também é contínua com o tecido conjuntivo frouxo dos septos testiculares .Estes septos dividem o testículo em lóbulos ( lóbulos testiculares).
Células intersticiais de Leidig :
As células insterticiais ocupam espaços entre os túbulos seminíferos . Função : realizam a síntese de hormônios masculino ( testosterona ) . Entre as principais funções da testosterona estão : ( 1 ) promover o comportamento sexual normal ; ( 2 ) desenvolver e manter a função das glândulas acessórias masculinas e as características sexuais secundárias e ( 3 ) facilitar a ação , juntamente com o FSH e LH na espermatogênese .
Túbulos seminíferos :
Consiste em dois diferentes tipos celulares básicos : células de sustentação e células espermatogênicas .
Células de Sustentação :
As células de sustentação ( células de sustentaculares ou células de Sertoli ) .
Funções :