enfermagem
Guia de Profissões: enfermagem - 28/05/2010
Durante séculos, esta área formou profissionais comprometidos com a saúde e o bem-estar do ser humano. A atividade já era identificada desde o Velho Testamento, quando mulheres, exclusivamente, cuidavam em especial de pessoas com deficiência e idosos, a fim de garantir a sobrevivência da raça humana. Em 12 de maio é comemorada essa profissão milenar em homenagem ao nascimento de Florence Nightingale (12 de maio de 1820), considerada a fundadora da enfermagem moderna. No século XIX, a atividade foi reconhecida como profissional e institucionalizada na medicina moderna na Inglaterra. A partir daí, foi ganhando força na sociedade como um todo e hoje é referência quando o assunto é cuidar de pessoas. O enfermeiro é um profissional preparado para atuar em todas as áreas da saúde: assistencial, administrativa e gerencial. Ele atende pacientes ou clientes em clínicas, hospitais, ambulatórios, empresas de grande porte, transportes aéreos, navios, postos de saúde e em domicílio, mais conhecido como “home care”. No Brasil, há uma subdivisão na equipe de enfermagem, constituída basicamente pelas seguintes funções:
Enfermeiro - profissional com graduação universitária (quatro anos) em enfermagem. Muitos possuem especialização em determinadas áreas como cardiologia, necrologia e dermatologia, por exemplo. Existe a possibilidade de formação em mestrado e doutorado. O enfermeiro coordena e supervisiona a equipe de enfermagem, além de executar os planejamentos dos cuidados a pacientes. Este profissional realiza a sistematização de assistência de enfermagem, que é o exame físico do paciente, para fazer a prescrição e indicar aos técnicos e auxiliares de enfermagem quais os cuidados com determinado paciente.
Técnico de enfermagem - é o profissional de nível técnico, geralmente feito em dois anos. O técnico realiza algumas funções que são do enfermeiro, mas é necessária a presença deste