enfermagem
A enfermagem é uma arte; e para realiza-la como arte, requer uma devoção tão exclusiva, um preparo tão rigoroso, quanto a obra de qualquer pintor ou escultor; pois o que é tratar da tela morta ou do frio marmore o comparado ao tratar do corpo vivo, o templo do espirito de Deus? É uma das artes; pode-se-ia dizer, A MAIS BELA DAS ARTES.
Resgate hisotrico
Estudando-se os surgimento dos hospitais, têm se varios fatos a serem analisados. Antes do periodo da emergência da medicina científica, o hospital era basicamente um local onde se destinava ao abrigo de pobres e doentes que não tinham condições de tratamento domiciliar, procurando as instituições para receber os devidos cuidados ou o último sacramento e morrer. O atendimento era frequentemente prestado por relgiosas e leigas, que buscavam sua propria salvação (Martin, 2003)
Segundo Martins(2003), os hospitais, até o sésulo XVIII, esteve sob péssimas condições, devido a predominância de doenças infecto-contagiosa e pela falta de contigente qualificado para cuidar dos doentes.
Como os ricos tinham dinheiro e condiçoes eram tratados em suas proprias casas, enquanto os de classe mais humilde alem de não terem essas alternativa, tornavam-se objeto de experiência que resultaria em maior conhecimento sobre as doenças em benefício da classe abastada.
É neste cenário que a Enfermagem passa a atuar, quando Florence Nightingale é convidada pelo ministerio dda inglaterra para trabalhar junto aos soldados feridos em combate na guerra da Criméia. Florence é personagem marcantena elevação do significado da atividade de enfermagem.
Durante decadas Florence lutou pelo reconhecimento desta profissão, resultado de elevado prestigio p/ a enfermagem.
Por volta do seculo XIX devido ao avanço tecnologico e social a instituição hospitalar elabora estratégia que visava o bem estar do cidadão criou se novos pensamentos e preocupação
Reportando-nos a