enfermagem
A sistematização da assistência de enfermagem organiza o trabalho quanto ao método, ao pessoal e aos instrumentos, o que possibilita a operacionalização do processo de enfermagem
Introdução
A Enfermagem tem como foco de estudos e práticas o cuidado integral e individual dos clientes. Para tanto, utiliza a tecnologia somada às relações interpessoais para organizar e planejar as demandas de cuidado, gerenciais e científicas. Assim, o processo de enfermagem (PE) apresenta-se como instrumento metodológico e uma estratégia de implementação do cuidado(1).
Essa metodologia é conhecida internacionalmente, no Brasil foi apresentada pela enfermeira Wanda de Aguiar Horta(2) na década de 1960 e reconhecida alguns anos mais tarde pelo Conselho de Enfermagem, como Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE)(3).
A SAE é uma atividade privativa do enfermeiro segundo a Lei do Exercício Profissional nº 7.498/86(4) e a Resolução do Conselho Federal de Enfermagem nº 358/2009 e a sua implantação deve ser realizada em toda a instituição de saúde pública e privada. Esta sistematização organiza o trabalho profissional no que se refere ao método, pessoal e instrumentos, o que possibilita a operacionalização do PE(3).
O PE é o modo sistemático e dinâmico que visa à prestação de cuidados humanizados e eficientes. Desenvolve-se por meio de atividades direcionadas ao cuidado individualizado, orientando resultados e baixo custo. Impulsiona os enfermeiros a analisar constantemente sua prática e discutir como poderiam desenvolvê-la com eficácia(1).
As etapas para efetivação do PE são: coleta de dados de enfermagem, diagnóstico de enfermagem, planejamento de enfermagem, implementação e avaliação de