enfermagem
Historicamente, antes do período de emergência da medicina científica o hospital era basicamente um local que se destinava ao abrigo de pobres e doentes sem condições de tratamento. O atendimento era frequentemente prestados por religiosos e leigas a fim de buscar a sua própria salvação.
Segundo, Martin, até o século XVIII, os hospitais viviam em péssimas condições devido a doenças infecto-contagiosas. Os riscos eram tratados em suas próprias residências, enquanto os mais humildes, além de não terem o mesmo privilegio, tornaram-se objeto de experiência.
É neste cenário que a enfermagem passa a atuar quando Florence Nightienjole é convidada pelo ministro da Inglaterra para trabalhar com os soldados feridos da guerra. Florence é personagem marcante na historia da enfermagem.
Por volta do século XVIIII, devido ao avanço tecnológico e social, os hospitais elaborou os testes que visavam o bem estar do cidadão. Voltando a Martin, com o passar dos anos a visão hospitalar mudou, dando prioridade ao avanço da medicina.
Hoje os enfermeiros buscam o aperfeiçoamento, frequentando cursos e especializações, a profissão ganhou espaço mais nobre e generosos, como reconhecimento por sua presença e pela importância do seu trabalho.
A profissão acumula grandes responsabilidades, nenhuma tecnologia pode substituir o trabalho do profissional pois este , é responsável pelo cuidado Além de ser responsável por inúmeras vida. O objetivo da enfermagem é cuidar para o paciente consiga lidar as diversas mudanças cotidianas.
Para Senna ,(o cuidado abrange muito mais que uma técnica, o momento de atenção, de zelo. É uma atitude de ocupação, preocupação, de responsabilização e de envolvimento afetivo).Está consciência é indispensável para lidar com os pacientes. De acordo com Bajjio, o cuidado esta interligado ao cuidar também com ação de prevenção, ampliar sua visão para o todo. O enfermeiro no ambiente hospitalar tem a função de