enfermagem
Economia
Halana. Em linhas gerais, a economia feudal se desenvolveu graças ao processo de ruralização desencadeado pela crise do Império Romano. Sem poder usufruir de baixos custos de produção obtidos pela grande mão-de-obra escrava disponível, os grandes proprietários começaram a arrendar as suas terras com o objetivo de, ao menos, garantir as condições necessárias para o próprio sustento.
Ao mesmo tempo, a desvalorização das atividades comerciais por parte dos povos germânicos também foram de grande importância para a consolidação de uma economia predominantemente agrária.
Eduardo .Nos feudos, o desenvolvimento de técnicas agrícolas de baixa produtividade impedia a obtenção de excedentes possivelmente utilizados na realização de atividades comerciais. Ao mesmo tempo, os instrumentos de arado e a qualidade das sementes impediam colheitas expressivas. As terras férteis eram dividias entre os mansos senhoriais, pertencentes ao senhor feudal; os mansos servis, destinados à produção agrícola das populações camponesas; e o manso comum que era utilizado por todos habitantes do feudo.
Política
Felipe.Após a desagregação do sistema político de Roma começou uma reestruturação social, na qual deu início ao feudalismo. Na sociedade feudal a posição das pessoas era estabelecida desde seu nascimento, por exemplo, quem nascia nobre em uma família rica, morreria assim. E quem nascia servo, ou seja, uma pessoa com poucos recursos acontecia o mesmo, ficaria assim sempre, sem a possibilidade de mudar de condição financeira. Existia uma hierarquia entre as pessoas e a igreja no sistema feudal, vejam quais eram. 2
Luan.Nobreza. Composto pelo rei e os senhores feudais como nobres, condes, duquesas vem em primeiro lugar, no topo da pirâmide. Eles eram donos de muitas terras e arrecadavam impostos dos camponeses. Existia uma fidelidade entre os nobres na qual influenciava psicologicamente a igreja católica sobre a sociedade.