Enfermagem
.
* Locais de aplicação Na escolha do local para aplicação, é muito importante levar em consideração: * a distância em relação a vasos e nervos importantes; * Musculatura suficientemente grande para absorver o medicamento; * Espessura do tecido adiposo; * Idade do paciente; * Irritabilidade da droga; * atividade do cliente; Volume Maximo a ser aplicado deve ser avaliado de acordo com a massa muscular do paciente. * Região deltóidea: 2 ml * Região dorso glutea: 4 ml * Região ventro glútea: 4 ml * Região anterolateral da coxa: 3 ml * A agulha deve ser sempre introduzida em posição perpendicular à pele, ou seja em um ângulo de 90°. * O bisel da agulha deve ser posicionado de forma lateral, minimizando as agressões as fibras musculares minimizando a dor durante o procedimento e as complicações.
Escolha do local * 1º Região ventro-glútea: indicada em qualquer idade * 2º Região da face ântero-lateral da coxa: contra-indicada para menores de 28 dias e indicada especialmente para lactentes e crianças até 10 anos. * 3º Região dorso-glútea: contra-indicada para menores de 2 anos, maiores de 60 anos e pessoas excessivamente magras. * 4º Região deltoidiana: contra-indicada para menores de 10 anos e adultos com pequeno desenvolvimento muscular.
Região deltóidea (músculo deltóide) * A delimitação deverá ser feita marcando quatro dedos abaixo do final do ombro e no ponto médio no sentido da largura(ao nível da axila), 3 a 3,5 cm acima da margem inferior do deltóide. * O paciente deve permanecer deitado ou sentado com o braço ao longo do corpo ou com o antebraço flexionado em posição anatômica, com exposição do braço e ombro.
Região dorso glútea (músculo glúteo Maximo) * Podemos considerar o segundo local de escolha para administração de medicação via intramuscular. * A área é estabelecida traçando-se um eixo imaginário horizontal com