Enfermagem
O aparelho digestivo ou digestório ou ainda sistema digestório é o sistema que, nos humanos, é responsável por obter dos alimentos ingeridos os nutrientes necessários às diferentes funções do organismo, como crescimento, energia para reprodução, locomoção, etc. É composto por um conjunto de órgãos que têm por função a realização da digestão. Sistema Digestório é constituído pelo tubo digestivo e suas glândulas anexas, sua função é retirar os nutrientes indispensáveis dos alimentos ingeridos, para o desenvolvimento e manutenção do organismo.
Citando como exemplo direcionado da área de estudo, pode se relatar a Síndrome do Intestino Irritável (SII), onde há um desiquilíbrio fisiológico do funcionamento do sistema digestivo, acarretando sérios problemas na saúde do individuo portador desta patologia. Desta forma torna se necessário o entendimento correto da fisiologia do sistema digestório.
2 REFERENCIAL TEÓRICO O sistema digestório, tem como característica a obtenção de nutrientes essenciais à manutenção do corpo humano, dos alimentos ingeridos. Formado por um conjunto de órgãos, entre eles, boca, faringe, esôfago, estômago, intestino delgado e ânus, que têm por função a realização da digestão (TORTORA, 2000). Os dentes e a língua preparam o alimento para a digestão, através da mastigação, sofrendo ação das glândulas salivares que secreta a saliva, contendo enzimas responsáveis por digerir o alimento (como a amilase), além de neutralizar substâncias. O bolo alimentar, através do peristaltismo chega ate o estômago, misturando se com a secreção estomacal, o suco gástrico, transformando o bolo alimentar no quimo (GUYTON e HALL, 2002). O quimo, aos poucos é liberado no intestino delgado, sofrendo ações do suco pancreático, e da bile, hidrolisando a maioria dos alimentos. A mucosa do intestino delgado secreta o suco entérico, dando sequência à hidrólise das proteínas. Nesta fase o quimo se transforma em quilo. A maioria dos nutrientes