Ciencia politica
Lênin acredita que o Comunismo nasce do Capitalismo, já que o capitalismo gera a separação da sociedade em classes, gerando a necessidade de algo para acabar com essa situação, no caso o comunismo. Lênin segue o pensamento marxista de que o Estado só pode ser derrubado com a revolta do proletariado, acreditando que não há um modo pacifico de o comunismo ser implantado. Lênin também defende a necessidade de um estado transitório do capitalismo para o comunismo, já que a população acostumada com o modo de vida implantado pelo capitalismo, não conseguiria acostumar-se de um modo tão rápido ao comunismo.
Pode-se verificar que o autor acredita na necessidade da revolta proletária e de um estado transitório, acredita também que para o comunismo ser implantado, os proletários e demais membros da sociedade sejam educados para que vivam em uma comunidade, sem diferenciação e acumulação. Porém o fato de os proletários não estarem acostumados a “ter o poder nas próprias mãos” faz com que o comunismo acabe virando uma bagunça. Sem um grupo de pessoas para controlar e manter essa sociedade comunista o objetivo acaba não sendo alcançado.
Não concordo com ideia de que possamos viver em um comunismo nos dias atuais, pois assim como a ex-URSS o país que vivesse em estado comunista iria acabar ruindo já que seria “apenas um ilha comunista em um oceano capitalista” e existe também o fato dos proletários não conseguirem manter essa igualdade social e monetária. O ser humano possui certo egoísmo que faz com que seja muito difícil um estado comunista viver em paz, sem a possível