Enfermagem
Fonte: http://www.scielo.br/pdf/tce/v15n3/v15n3a15.pdf
Os profissionais de saúde, devem estar aptos a desenvolver ações de prevenção, promoção, proteção e reabilitação da saúde, devem realizar seus serviços dentro dos mais altos padrões de qualidade e princípios da ética/bioética. A atenção à saúde pode ser entendida como finalidade indireta do trabalho gerencial em saúde, o cuidar e o gerenciar são os processos mais evidenciados no trabalho do enfermeiro. Os objetos de trabalho do enfermeiro no processo de trabalho gerencial são a organização do trabalho e os recursos humanos de enfermagem e deve estar fundamentado na capacidade de tomar decisões.
A liderança é tida como uma das principais competências a serem adquiridas pelo profissional de saúde. Entre os conhecimentos gerenciais que subsidiam o desenvolvimento da liderança são destacados: planejamento, estratégias gerenciais, estrutura organizacional, gerência de pessoas, processo decisório organizacional, gerência de pessoas, processo decisório organizacional, gerência de pessoas, processo decisório negociação, poder e comunicação. A educação permanente é uma das modalidades de educação no trabalho, pode ser viável sob o enfoque de atualização contínua que busque inovar e suprir a necessidades de atualização do trabalho.
A comunicação é a troca de informações, fatos, idéias e significados, o profissional de saúde deve saber comunicar-se e gerenciar a comunicação. Devem ser acessíveis e devem manter a confiabilidade das informações a eles confiadas, na interação com outros profissionais de saúde e o público em geral.
Para o desenvolvimento da competência administração e gerenciamento são considerados indispensáveis conjunto de conhecimentos identificados para planejar, tomar decisões, interagir, gestão de