Enfermagem: emprego de alto risco para acidentes com material perfurocortante
Isabela Dal Pont Vier¹
Edna Slob²
RESUMO
O presente artigo visa compreender a causa de acidente com materiais perfuro cortante entre os profissionais da enfermagem. Trata-se de uma revisão de literatura com busca bibliográfica no LILACS, BIREME e SCIELO. Embora não seja uma estratégia de esclarecimento, são fatos que impactam na vida do profissional da saúde, pois os acidentes de trabalho estão relacionados tanto às condições de trabalho quanto ao trabalhador em individual. O estudo demonstrou alguns riscos de acidentes como técnicas inadequadas que foram adotadas, falta de atenção, jornada de trabalho prolongado e má condições de trabalho. É visível que a confiança do trabalhador em si é altíssima, fazendo com que a Norma Regulamentadora fique apenas na teoria.
Palavras-Chave: Biossegurança. Risco ocupacional. Saúde do trabalhador. Enfermagem.
INTRODUÇÃO
O risco de acidente de trabalho por exposição a material biológico e suas repercussões na saúde do trabalhador há muito tempo vem sendo alvo de estudo e avaliações. É uma das principais e mais antigas preocupações mundiais, das instituições e dos trabalhadores da área da saúde, pois ao realizar suas atividades o trabalhador se expõe a alta frequência de manipulação das secreções e procedimentos invasivos que proporcionam ao trabalhador um risco imensurável à sua saúde. Este artigo aborda o acidente de trabalho envolvendo o profissional da área de enfermagem, no qual sofreu acidente com perfuro cortante com presença de material biológico em seu ambiente de trabalho. Remete também sobre comportamento do profissional momentos antes do acidente e será pontuado os prováveis motivos para que estes acidentes estejam acontecendo.
Para elucidar tais questões, foi traçado os seguintes objetivos: tendo em vista a importância da prevenção ou minimização da ocorrência de acidentes danosos à integridade das pessoas, o objetivo do