Enfermagem cirurgica e seus conhecimentos
A) Problema: O que exatamente são peças anatômicas e como proceder ao manuseá-las? B) Conhecimentos
Peças anatômicas são todos os fragmentos corporais retirados do paciente, seja como parte do tratamento (retirada de um órgão ou tumor), para fins de diagnóstico (biópsia e/ou fragmento),... Normalmente estas são encaminhadas para exames, mais comumente a análise de anátomo-patológico, portanto algumas podem ser descartadas/desprezadas e então são encaminhadas para incineração, ex: amputação de dedo diabético, placenta.
As peças anatômicas retiradas dos pacientes terão o destino indicado pelo cirurgião. O circulante não está autorizado a indicar laboratório, mostrar aos familiares ou dar informações sem autorização médica.
Sempre deverá ser questionado o cirurgião se o material irá para exame
(geralmente vai para anátomo-patológico); em casos de amputação de membros, o cirurgião poderá solicitar que seja entregue aos familiares ou ainda ser descartado conforme rotina do hospital. Pode ser necessário também encaminhar alguns fragmentos para análise em laboratório de análises clínicas, nestes casos seguem as mesmas regras do anátomo-patológico, somente com o destino diferente.
Casos de descarte, rotular como INCINERAÇÃO e envolver a peça para que fique acondicionada conforme a rotina da instituição.
A peça deve ser identificada antes de ser encaminhada ao laboratório com os seguintes dados:
nome completo do paciente; intervenção – nome da cirurgia; identificação do material; nome do cirurgião; idade do paciente; número de peças/frascos; convênio; data da intervenção cirúrgica; circulante e instrumentador responsáveis.
C) Competências e Perfis
Competência: (C5) Ter conhecimento dos fundamentos de enfermagem, enfermagem neonatológica, obstétrica, neuropsiquiátrica e UTI.
Perfil: (P1) Realizar articulação entre o ensino, pesquisa e extensão/assistência, garantindo um ensino crítico, reflexivo e