Enfermagem, alunos e profissão
285
REFLEXÕES SOBRE O ENSINO DA ENFERMAGEM
1
E OS PRIMEIROS CONTATOS DO ALUNO COM A PROFISSÃO
Zeyne Alves Pires Scherer2
Edson Arthur Scherer3
Ana Maria Pimenta Carvalho4
Scherer ZAP, Scherer EA, Carvalho AMP. Reflexões sobre o ensino da enfermagem e os primeiros contatos do aluno com a profissão. Rev Latino-am Enfermagem 2006 março-abril; 14(2):285-91.
O ensino da enfermagem vem sendo caracterizado pela constante discussão de propostas pedagógicas e implementação de mudanças curriculares. O objetivo do presente estudo foi refletir sobre a experiência do estudante de enfermagem relacionada aos primeiros contatos com a profissão, considerando a perspectiva tradicional e as tendências atuais que imprimem valores e atitudes ao ensino e à prática. Atualmente, dentro do contexto biopsicosocial e econômico-cultural, tem-se considerado a complexidade do homem e o meio em que vive, viabilizando recursos para a formação de profissionais competentes para lidar com os desafios do século XXI. As escolas de enfermagem devem, então, seguir uma filosofia de ensino a fim de formar pessoas capacitadas para atender às demandas locais e regionais, com compromisso social de mudanças. O que é almejado é um aprendizado participativo, no qual professor e aluno, articulados no processo de aprimoramento do saber, não percam de vista as visões humanitárias.
DESCRITORES: educação; educação superior; educação em enfermagem; ensino
REFLECTIONS ON NURSING TEACHING
AND STUDENTS’ FIRST CONTACT WITH THE PROFESSION
Nursing teaching has been characterized by constant discussions on pedagogical proposals and implementation of curricular changes. The aim of this study was to reflect on nursing students’ experience related to their first contacts with the profession, considering traditional perspectives and current tendencies that imprint values and attitudes in learning