Enfermagem 1
A CME é essencial na prevenção e controle de infecções, sendo esse responsável pelo desenvolvimento de todas as fases do processo de esterilização.
A Resolução RDC nº. 307, de 14 de novembro de 2002, considera a CME uma unidade de apoio técnico, que tem como finalidade o fornecimento de materiais médico-hospitalares adequadamente processados, proporcionando, assim, condições para o atendimento direto e a assistência à saúde dos indivíduos enfermos e sadios, no entanto, uma grande parcela dos hospitais públicos encontra-se em desacordo com esta determinação.
A CME tem o espaço físico divido em áreas especificas para cada processo: Área de lavagem e descontaminação, Área de preparo de materiais, Área de esterilização e Área de armazenagem e distribuição de materiais. O fluxo de uma CME deve ser contínuo e unidirecional dos artigos evitando o cruzamento de artigos sujos com os limpos e esterilizados, bem como evitar que o trabalhador escalado para a área contaminada transite pelas áreas limpas e vice-versa.
2.2 na cme trabalham 5 técnicos de enfermagem e 1enfermeira chefe; a enfermeira técnica responsável pelo setor é Amanda Augusto de Oliveira Prates é responsável por treinar os técnicos, gerenciar o local além de orienta-los.
2.3 a cme e dividida em área suja e área limpa sendo que os técnicos que trabalham que trabalham na área suja e quem recebe o material sujo fica responsável pela limpeza dos materiais e quem fica na área limpa tem a responsabilidade de já receber o material lavado esteriliza, prepara desinfeta quimicamente , monitora os processos de armazenagem..
2.4 O fluxo dos equipamentos de Fisioterapia utilizados e encaminhados para o CME, é baixo, pois são utilizadas em grande quantidade luvas e essas são descartadas após