Artigo HOLDING PATRIMONIAL FINAL
IZAURA GONZAGA RIBEIRO
HUDSON ALEX DO NASCIMENTO
MARIA ANDRÉA BATISTA MONTEIRO
SIDICLEI ROBERTO MONTEIRO
HOLDING PATRIMONIAL – PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIO E SUCESSÓRIO
Uberlândia, ....... de dezembro de 2014.
FACULDADE POLITÉCNICA DE UBERLÂNDIA
IZAURA GONZAGA RIBEIRO
HUDSON ALEX DO NASCIMENTO
MARIA ANDRÉA BATISTA MONTEIRO
SIDICLEI ROBERTO MONTEIRO
HOLDING PATRIMONIAL
Artigo apresentado para avaliação na disciplina de Estágio supervisionado do curso de Ciências Contábeis, turno Noturno, da Faculdade Politécnica de Uberlândia-MG ministrado pelos professores MSc. Cláudia Helena da Cruz e Esp. Túlio Francisco Sérvio de Almeida.
HOLDING PATRIMONIAL
RESUMO
Hoje um tema recorrente em qualquer análise de planejamento tributário com finalidade de sucessão familiar, é a criação de uma empresa no formato de uma holding patrimonial, principalmente em se tratando de blindagem de patrimônio. Esta pesquisa teve a intenção de analisar e apontar as vantagens e desvantagens da criação de uma empresa nestes moldes (holding), do ponto de vista contábil. Para tanto utilizou-se da elaboração de um caso hipotético com o direcionamento para assuntos relacionados a patriarcas e herdeiros, com levantamento de conceitos e apresentando a legislação pertinente ao tema.
Palavras-chave: Holding Patrimonial; Planejamento Sucessório; Sucessão Hereditária.
1. INTRODUÇÃO
Em um país como o Brasil onde a carga tributária é tão grande, faz-se necessário que os profissionais da área de contabilidade juntamente com a área do direito estudem formas legais de economia tributária. Neste sentido tem-se um tema emergente, muito estudado nos dias atuais, que é a criação de uma holding patrimonial em que há a possibilidade da diminuição da carga tributária da pessoa física, do trabalho de planejamento sucessório e do controle do patrimônio. Esse campo de estudo é de grande importância para os profissionais