Energia e mineraçao
Toda reação química absorve ou gera calor, ou seja, há sempre uma troca de energia. A emissão ou absorção de luz, de calor, de eletricidade são manifestações dessa energia que podem até provocar mudanças de estado físico nos componentes das reações.
Processos Endotérmicos: Quando as reações absorvem calor do meio ambiente para ocorrerem. Exemplo:
A cocção de alimentos. Um alimento que está sendo cozido sobre o fogo está passando por uma reação endotérmica.
Processos Exotérmicos: Quando as reações liberam calor para o meio ambiente para ocorrerem. Exemplo:
A combustão do carvão que pode ser representada pela equação:
Carvão + O2 → cinzas + CO2 (g) + calor
A Termoquímica é o ramo que estuda as trocas de energia, na forma de calor, envolvidas nas reações químicas e nas mudanças de estado físico.
Quando uma reação ou mudança de estado libera calor, dizemos que é um processo exotérmico. Por outro lado, se há absorção de calor, trata-se de um processo endotérmico.
Esses processos estão continuamente em nosso cotidiano, tais como na fotossíntese das plantas, na queima de combustíveis, na poluição do meio ambiente, nas mudanças de estado físico da água, nas reações que ocorrem em nosso organismo e assim por diante.
O estudo dessas trocas de energia é importante para nossas vidas e nossa sociedade, pois explica porque as reações ocorrem e permite-nos predizer quanto de calor liberam e quanto de trabalho podem realizar. Por exemplo, a quantidade de calor liberada pela queima dos combustíveis permite-nos compará-los e determinar qual é melhor; também o conteúdo calorífico dos alimentos, que é mostrado nos rótulos, ajuda-nos a estabelecer o que é melhor incluirmos na nossa dieta diária ou