A SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO E DO CONHECIMENTO E A GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS
O presente trabalho demonstra como a evolução tecnológica trouxe mudanças que alteraram o ambiente empresarial mundialmente, principalmente ao romper barreiras geográficas, descobrir novos meios de pesquisas, reduzir custos, tempo e maximizar recursos. O ser humano, na qualidade de trabalhador teve que buscar conhecimentos para se qualificar e fazer parte deste novo cenário empresarial, com todos os benefícios e malefícios trazidos pela tecnologia.
Ainda citando a tecnologia, que aproxima e conecta em tempo real a todos, um artigo que relata a espionagem e os meios ilícitos adotados pelo Banco HSBC para averiguar se os constantes afastamentos de seus funcionários, por motivos de saúde, eram verídicos, foi divulgado em um site de notícias e será objeto de estudo para a realização deste trabalho que analisará a consequência deste ato, ao violar o valor universal, que é o respeito à dignidade humana.
Para a fundamentação deste trabalho foram utilizados como fontes: pesquisas bibliográficas em sites especializados e o material fornecido pela Universidade Norte do Paraná.
1 DESENVOLVIMENTO
Investigar não é crime, desde que não ofenda a parte a ser analisada. Diante do que foi relatado no artigo em que o Banco HSBC investigou durante anos alguns dos seus funcionários, constatou-se a utilização do poder diretivo nestas investigações, não prezando os valores éticos e submetendo os funcionários às situações constrangedoras sem que pudessem se defender, não levando em consideração que com esta invasão de privacidade, foram violados a integridade, a honra da imagem do próximo e o valor universal que é o respeito à dignidade humana.
Os meios utilizados justificam a falta de confiança da empresa para com os profissionais envolvidos. Não há preocupação com a saúde do profissional, mas sim com o lucro que ele deixa de gerar e o prejuízo que causa com sua ausência no trabalho. O banco não informou as autoridades sobre a espionagem, uma vez que, toda e