Energia e Meio Ambiente
INTRODUÇÃO
O Relatório “Nosso Futuro Comum”, no qual ficou consolidado um novo conceito, desenvolvimento sustentável, isto é, o desenvolvimento capaz de atender às necessidades das atuais gerações sem comprometer os direitos das gerações futuras.
Aspectos a serem considerados no atendimento aos objetivos ambientais, o estabelecimento de metas para o desempenho ambiental das edificações, as mudanças nas práticas de gestão do processo de projeto e construção, e a implantação de uma nova cultura dentro do setor da construção civil, onde todos passariam a valorizar os recursos naturais (água, ar, terra) e as possibilidades de reciclagem e reúso dos materiais.
Cetificação AQUA (Alta Qualidade Ambiental), foi adaptado da francesa HQE (Haute Qualité Environmentale), entendendo-se assim que projeto e a construção de edificações sustentáveis exigirão dos profissionais e empresas uma organização diferente, que considere a possibilidade de realizar o projeto de forma integrada. Esse novo método de projeto implicaria mudanças que se estenderiam desde a organização de documentos até o treinamento dos operários no canteiro de obras.
Objetivos do projeto: o desejo de identificar o impacto que a incorporação das diretrizes relacionadas com a sustentabilidade ambiental pode exercer no processo de projeto e também na gestão e organização das empresas.
Avaliação da qualidade ambiental das edificações:
- Começou na década de 90 a construção civil se inserir na elaboração de projetos de alta qualidade ambiental .
- O critério de requisitos é negociável para se obter o mínimo de pontos necessários a certificação.
-Método americano LEED: Melhorar o bem-estar dos ocupantes, aumentar o desempenho ambiental e o retorno econômico dos edifícios, e adotar práticas estabelecidas e inovadoras.
- A HQE foi