Energia E Lica E Meio Ambiente
INSTITUTO DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA
BACHARELADO INTERDISCIPLINAR EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA
Energia Eólica e o Meio Ambiente
Poços de Caldas, 26 de outubro de 2014.
Relatório de Energia e Meio Ambiente
Trabalho apresentado à unidade curricular Energia e Meio Ambiente do ICT 25 da UNIFAL-MG. Sob a orientação do Prof.ª
Poços de Caldas, 26 de outubro de 2014.
1.Introdução e Justificativa
A busca por novas fontes de energia e os impactos causados pela forma convencional, têm levado por alternativas sustentáveis de energia limpa que complementem a matriz energética.
Com o consumo crescente por energia, aliada às pressões econômicas e ambientais, tem justificado um planejamento exigente quanto às novas fontes de energia. É neste âmbito que novas fontes ganharam destaque no senário mundial.
O vento é o deslocamento do ar pela diferença de pressão, que migra de regiões de alta pressão atmosférica para pontos inferiores a esta. Em um planeta como a terra que está em constante rotação, o ar será defletido pelo efeito Coriolis, exceto na linha do equador. Contudo, além da diferença de pressão, a diferença de temperatura da terra, das aguas, das planícies e das montanhas, das regiões equatoriais e dos polos, é onde também são gerados os ventos. [1] Com isso, a energia eólica ganha destaque em regiões com grande potencial eólico, em que esta região precisa apresentar ventos com precisão e qualidade. A quantidade de energia disponível varia de acordo com as horas do dia e estações do ano. A sua velocidade em um determinado local, tem relação com a topografia e rugosidade do solo. Por isso, a avaliação precisa do potencial de vento de uma determinada região, é o primeiro passo para o aproveitamento do recurso eólico como fonte de energia. [1] A conversão de energia cinética dos ventos em energia mecânica é utilizada pelo ser humano há mais de 3000 anos. As primeiras aplicações