Energia e corpo humano
Energia e o corpo humano
Ester Caroline Diorato Teixeira
Trabalho apresentado ao professor Nestor Santos Correia, realizado pela estudante do primeiro semestre em Ciências Biológicas, Bacharelado.
ILHÉUS – BAHIA
Agosto - 2011
INTRODUÇÃO
O presente trabalho foi elaborado com o objetivo de mostra a importância da energia para a manutenção das funções do organismo como atividade do sistema nervoso; ventilação pulmonar; circulação; excreção renal; tônus muscular; secreção glandular, síntese proteica, de hormônios, etc.. Todas as atividades do corpo humano envolvem trocas de energia. Mesmo em repouso, o corpo humano continua gastando-a. Ao longo deste trabalho será discutida a importância da energia e as suas propriedades.
Energia
Energia é um conceito básico da física. Ela representa a capacidade de realização de trabalho. Na física do corpo humano energia é de importância primária. Todas as atividades do corpo humano, incluindo o pensamento, envolvem variações de energia.
Conservação de energia
A energia que utilizamos é proveniente dos alimentos e, em geral é modificada quimicamente antes de ser aproveitada. Depois da transformação química e produção de moléculas da ATP, que é a fonte de energia utilizável pelo corpo humano, esta é empregada na manutenção dos órgãos em funcionamento, manter a temperatura constante e realizar trabalho externo. Apenas uma parte (cerca de 5%) desta energia é eliminada na forma de fezes e urina. A energia empregada no funcionamento dos órgãos é