Obtenção de energia obtida pelo corpo humano.
Energia Fóssil – oriunda do acúmulo de materiais orgânicos no subsolo por milhões de anos. Considerada uma fonte poluidora, contribui com o aumento do efeito estufa e do aquecimento global, principalmente nos casos dos derivados de petróleo (diesel e gasolina) e do carvão mineral. O gás natural libera uma quantidade de poluentes bem menor.
Energia Solar – pouco explorada em função do custo elevado para ser obtida, é uma fonte limpa e não gera poluição nem impactos ambientais. A radiação solar é captada e transformada para gerar calor ou eletricidade.
Energia de Biomassa – gerada durante a transformação de produtos de origem animal e vegetal (decomposição em curto prazo) para a produção de energia térmica e elétrica.
Energia Eólica – é obtida a partir do vento. Grandes hélices são instaladas em áreas abertas e ao girarem produzem energia elétrica. É uma fonte limpa e inesgotável, contudo, ainda pouco utilizada.
Energia Geotérmica – nas camadas profundas da crosta terrestre existe um alto nível de calor, e algumas usinas podem utilizar este calor para acionar turbinas e gerar energia elétrica. Ainda é pouco utilizada.
Energia Gravitacional – é gerada aproveitando-se o movimento das águas oceânicas nas marés. Por ter um custo elevado, ainda é pouco utilizada. Mas alguns especialistas em energia afirmam que, no futuro, esta será uma das principais fontes de energia do planeta.
Energia Cinética – é a energia presente em um corpo em movimento. Por exemplo, um carro em alta velocidade possui uma grande quantidade de energia cinética. Quando ele bate em uma