Energia Verde
Sem duvidas, o processo de fotossíntese é um dos problemas mais complexos e desafiadores para o homem. O mecanismo vivo apreende um fóton de luz e utiliza a energia obtida através desse processo para excitar um elétron de um par de elétrons para um nível mais elevado.em geral esse processo é muito curto, o elétron leva cerca de 10-8 a 10-7 segundos. No processo de retorno, o excesso de energia é dissipado de diferentes formas a matéria viva é capaz de retardar esse retorno do elétron, transportando o elétron através de seu mecanismo biológico e utilizando o excesso de energia para levar adiante os processos vivos .
Os primeiros a observar o processo de obtenção de energia das plantas, foram os gregos, eles acreditavam que a planta absorvia alimento da própria terra. Restos de plantas e animais decompostos e que o tempo os tornou facilmente captáveis da terra.
No inicio do século XVIII, Van Helmont realizou um experimento simples, mas muito importante. Ele planto uma espécie especifica em um tudo transparente e com um pouco de solo, a planta tinha 2kg quando inidiou-se a experiência. Ele somente regava a planta com água da chuva, cinco anos se paçaram e ele notou que aplanta havia crescido e agora pesava 75kg e o solo só tinha perdido alguns poucos gramos do seu peso. Chegou então a conclusão de que aera a água e não o solo que contribuía para o crescimento da planta. Hoje óbviamente sabemos que esses poucos gramos perdidos pelo solo são essencialmente vitais para a planta e para seu crescimento e também que a água não contribui de maneira apreciável para a massa total. Mas isso ainda dizia muito pouco sobre todo o processo.
Então em restou para Woodward , em 1699 perceber que necessitam algo mais além de agua para a realização do processo. Ele cultivou menta em vários tipos de agua : agua de chuva, de rio etc.
Em 1727 Hales, considerado o “pai da fisiologia vegetal” uspos que a energia que as plantas coletavam, vinha do ar e que