Energia solar
Também a área de aproveitamento da energia solar para aquecimento de água tem adquirido importância nas regiões Sul e Sudeste do País, onde uma parcela expressiva do consumo de energia elétrica é destinada a esse fim, principalmente no setor residencial.
APROVEITAMENTOS TÉRMICOS
Coletor solar: A radiação solar pode ser absorvida por coletores solares, principalmente para aquecimento de água, a temperaturas relativamente baixas (inferiores a 100ºC). O uso dessa tecnologia ocorre predominantemente no setor residencial(7), mas há demanda significativa e aplicações em outros setores, como edifícios públicos e comerciais, hospitais, restaurantes, hotéis e similares. Esse sistema de aproveitamento térmico da energia solar, também denominado aquecimento solar ativo, envolve o uso de um coletor solar discreto. O coletor é instalado normalmente no teto das residências e edificações. Devido à baixa densidade da energia solar que incide sobre a superfície terrestre, o atendimento de uma única residência pode requerer a instalação de vários metros quadrados de coletores.
Para o suprimento de água quente de uma residência típica (três ou quatro moradores), são necessários cerca de 4 m2 de coletor.
Vantagens - A energia solar não polui durante o seu uso.
- As centrais necessitam de manutenção minima.
- É cada vez mais uma solução economicamente viavel.
- É excelente em lugares de dificil acesso porque a sua instalação não obriga a grandes investimentos em linhas de transmissão.
- Em paises tropicais a utilização de energia solar e viavel praicamente em todo o território.
Desvantagens - Os preços sao muito elevados em relação aos outros meios de energia.
- Existe variação nas