Energia Solar
MARCOS AURELIO DA SILVA COSTA
MATHEUS YUDI MAKISHI
PEDRO HENRIQUE THOMAZ LUCAS
WELINGTON DA SILVA NOGUEIRA
Resumo:
Palavras Chaves:
1 Introdução
A energia solar é quando se utiliza a energia luminosa do sol para produzir energia térmica ou elétrica. Esse meio de gerar energia é vantajoso pois não prejudica o meio ambiente e é uma fonte inesgotável. Os pioneiros da energia solar surgiram a muitos anos na Mesopotâmia, fazendo uso da energia solar para ascender fogo com uso de espelhos curvos de ouro polido. Por milhares de anos, a energia solar só era utilizada para produzir energia térmica. Apena em 1839, o físico Alexandre Edmond Becquerel observou pela primeira vez o efeito fotovoltaico. Ele verificou que a exposição à luz de eléctrodos de platina ou de prata dava origem ao efeito fotovoltaico. Em 25 de Abril de 1954 Calvin Fuller apresentou um aperfeiçoamento da célula fotovoltaica em uma reunião anual da National Academy of Sciences, em Washington. A primeira aplicação dessa célula ocorreu em 1955 na rede de telefonia em Americus, na Geórgia.
Atualmente a energia solar é geralmente utilizada em dois tipos:
Energia fototérmica: para aquecer água em casas, ou até mesmo em aquecimento de gases para secagem de grãos e em turbinas.
Energia fotovoltaica: Este tipo de energia visa a conversão da energia solar em energia elétrica através de células fotovoltaicas.
2 utilização
2.1 Nacional
No Brasil a utilização da energia solar teve um aumento significativo, principalmente em residências, utilizada para aquecimento de água. Apesar de muitas vantagens, essa energia tem um custo elevado, dificultando a sua popularização. Mesmo não tendo baixo custo, a economia de energia, através do aquecimento de água, tem retorno em cinco anos, e gera uma economia significativa na conta de luz no fim do mês.
Necessita de pesquisas e maior desenvolvimento tecnológico para aumentar sua eficiência e baratear seus custos de instalação. O ministério de Minas