Energia Solar
Publicado em 25 de novembro de 2011 - 1 Comentario
O uso das fontes naturais de energia permitiu ao ser humano iniciar sua evolução na face da Terra. As culturas, arquiteturas, desenvolvimento social, etc. variaram de acordo ao potencial natural de cada região do globo habitado por seres humanos.
A primeira forma de aproveitamento da energia do Sol, é a forma natural e direta, como fazem todos os vegetais e animais. Muitas religiões antigas consideravam a Terra como mãe e o Sol como pai da criação, exatamente por esse motivo: é a radiação do sol que permite a vida na Terra. A energia do Sol é a energia que os seres humanos utilizam, direta ou indiretamente em qualquer planta de geração de eletricidade.
É a radiação solar que aquece as massas de ar e o movimento dessas provoca os ventos, que são tanto aproveitados nos aerogeradores (energia eólica), quanto pelos geradores por energia maremotriz. É também o calor do Sol que mantém o Ciclo da Água, necessário (falando de geração de energia) para o funcionamento das hidrelétricas. Mesmo os combustíveis fósseis são formas condensadas de energia solar, por exemplo o petróleo, que provém da decomposição de animais e plantas pré-históricas. Sendo assim, podemos concluir que todas as formas de energia são renováveis, mas umas se renovam mais facilmente que outras. Teremos petróleo humano daqui a alguns milhões de anos (meio apocalíptico, não..?), mas é claro que não poderemos utiliza-lo. Por isso chamamos de renovável a energia que se renova em escala humana, sendo a energia radiante direta do Sol a principal.
A principal forma de aproveitamento artificial da energia solar se dá pela arquitetura bioclimática, tão falada atualmente, mas já conhecida pelos arquitetos e construtores ancestrais. Essa forma de arquitetura consiste em construir as edificações de acordo com a disponibilidade dos recursos naturais locais, sendo o Sol a principal referência. Por exemplo: