energia solar
É uma alternativa sustentável que converte energia solar (luz), em energia elétrica, utilizando módulos fotovoltaicos.
Os sistemas fotovoltaicos são formados por materiais semicondutores, que transformam irradiação solar em energia elétrica, o material mais usado é o silício monocristal ou multicristalino que geram diretamente energia elétrica, chamamos de efeito fotovoltaico.
Efeito fotovoltaico acontece quando a luz formada por fotons (partículas luminosas), absorvida pela célula fotovoltaica, é transferida para os elétrons da célula, que por sua vez começam a se movimentar, isso gera uma corrente elétrica ou um campo elétrico, com as grandezas, tensão, corrente e potência.
A eletricidade é polarizada, um polo positivo e outro negativo, a energia solar são alterados de corrente continua (CC), para corrente alternada (CA), isso ocorre através de inversores de frequência.
Existem interferências que afetam a conversão, são a temperatura ambiente, quando a intensidade da irradiação sobre a célula é afetada pela nebulosidade do local ou pelo ângulo da célula em relação ao sol, e também pela vida útil da célula.
As células fotovoltaicas podem ganhar diversas formas a mais utilizada é a montagem de painéis ou módulos.
Um metro desses módulos consegue produzir em media 100 w/h, os sistemas fotovoltaicos são divididos em dois grupos, sistemas isolados, e sistemas conectados a rede.
Sistemas isolados, são quando não há conexão com a rede, são usados para abastecer comunidades isoladas, são irradiações solares captadas por um banco de foto células e armazenadas em um banco de baterias, essa energia é usada para iluminação, refrigeração entre outras cargas baixas, esse sistema é usado quando o