Energia Solar
A aplicação de aquecimento solar de água em habitações populares é um processo ativo de geração de energia térmica. As instalações solares térmicas residenciais podem ser projetadas uni familiarmente, para edifícios e condomínios residenciais. O aquecimento de água para uso doméstico, com o aproveitamento da energia solar, é considerado uma tecnologia simples que pode ser instalado por um técnico de nível médio (ARAÚJO, et.al, 2002).
O potencial solar do Brasil
Segundo Cometta (1998, p.7), “A quantidade de energia solar que atinge a Terra em dez dias é equivalente a todas as reservas de combustível conhecidas”. O Brasil recebe elevados níveis de incidência da radiação solar praticamente durante todos os meses do ano, inclusive no mês de junho, correspondente ao solstício de inverno para o Hemisfério Sul.
As avaliações das disponibilidades solares no Brasil foram efetivadas pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE e Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC.
O Atlas Solarimétrico do Brasil (2000) foi uma iniciativa da Universidade Federal de Pernambuco – UFPE e da Companhia Hidroelétrica do São Francisco – CHESF, em parceria com o Centro de Referência para Energia Solar e Eólica Sérgio de Salvo Brito – CRESESB. Já o Atlas de Irradiação Solar no Brasil (1998) foi elaborado pelo Instituto