energia solar
INSTITUTO FEDERAL MINAS GERAIS
CAMPUS SÃO JOÃO EVANGELISTA
GEOGRAFIA
São João Evangelista
2014
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E CULTURA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA
INSTITUTO FEDERAL MINAS GERAIS
CAMPUS SÃO JOÃO EVANGELISTA
Trabalho de Sociologia
Trabalho apresentado por exigência da disciplina Geografia, pelo(a) professor(a) Leilla
São João Evangelista
2014
Energia Solar
Atualmente, os constantes problemas ambientais causados pela utilização de energias não renováveis, têm despertado um grande interesse pela utilização de fontes alternativas de energia. Uma delas pode citar a energia solar. Sua obtenção ocorre de forma direta ou indireta.
FORMA DIRETA:
Esta se dá através de células fotovoltaicas, geralmente feitas de silício. A luz solar, ao atingir as células, é diretamente convertida em eletricidade. Porém, essas células fotovoltaicas apresentam preços elevados. O efeito fotovoltaico ocorre quando fótons (energia que o Sol carrega) incidem sobre os átomos, proporcionando a emissão de elétrons, que gera corrente elétrica.
FORMA INDIRETA:
Nesta forma é necessária a construção de usinas em áreas de grande insolação, pois a energia solar atinge a Terra de forma tão longa que requer captação em grandes áreas. Nesses locais são espalhadas centenas de coletores solares.
A energia solar é considerada uma fonte de energia limpa e renovável, pois não polui o meio ambiente e não acaba, normalmente, a energia solar é utilizada em locais mais isolados, secos e ensolarados. Em Israel, aproximadamente 70% das residências possuem coletores solares, outros países com destaque na utilização da energia solar são os Estados Unidos, Alemanha, Japão e Indonésia. No Brasil, a