energia solar
Quais as aplicações da energia solar?
Todas as formas de energia podem converter-se entre si e, portanto, a energia da radiação solar pode transformar-se, mais ou menos directamente e com melhor ou pior rendimento, em calor (energia térmica), e electricidade (energia eléctrica). Por sua vez, qualquer destas duas formas de energia pode converter-se em movimento (energia mecânica). De facto é possível converter directamente radiação solar em electricidade através de processos físicos que ocorrem em determinados materiais (meios condutores). Com base neste processo, há empresas que comercializam as chamadas células fotovoltaicas mas o seu rendimento e custo aconselham apenas a sua aplicação onde a distância à rede eléctrica seja suficientemente grande para que a electricidade obtida seja mais barata do que a extensão da rede até ao local de utilização. Esta situação da electricidade proveniente directamente das células fotovoltaicas pode verificar-se, por exemplo, em bombagem de água, iluminação doméstica, conservação frigorífica de alimentos em locais isolados, iluminação de faróis, alimentação de telefones em auto-estradas, entre outros.
A aplicação da energia solar mais habitual é, no entanto, o aquecimento de água ou de ar a baixa temperatura (até 60 ou 70 graus centígrados), podendo considerar-se económica em muitas situações, uma vez que o investimento no sistema solar pode, por vezes, ser recuperado pela poupança de energia nas formas tradicionais.
Justifica-se, economicamente, a aplicação da Energia Solar ao aquecimento de água ou de ar a baixa temperatura ?
O que interessa ao utilizador é saber se o seu gasto inicial na compra do sistema é pago pelo que vai poupar com a energia que o equipamento lhe fornece.
Pode-se assim dizer que a aplicação é ou não economicamente vantajosa conforme:
-
as características do próprio sistema que condicionam o rendimento da conversão, tais como, a qualidade dos colectores e a boa