energia solar para aquecimento de água
Oliveira, C. A. Silva, F. B., Carvalho, F. C., Oliveira, F. S., Ataíde, L. F. A., Silva, M. F., Zangaro, R.
Univap/ FEAU, Engenharia Ambiental, Av. Shishima Hifumi, 2911, Urbanova, São José dos Campos - SP.
Resumo: O interesse por fontes alternativas de energia vem crescendo nos últimos anos, devido ao aumento de consumo de energia. Este projeto usa a energia solar para aquecimento de água, em residências e microempresas, analisando a eficiência do sistema a ser implantado. O sistema de aquecimento de água usado no projeto foi o termossifão é o tipo mais utilizado em obras de pequeno porte. O termossifão é um sistema auto-regulado, estando isento de partes mecânicas ou controles eletrônicos. Os cálculos de eficiência do coletor solar foram realizados com base em um reservatório de 1.200L de água, elevando a temperatura da água 20ºC para a temperatura de 50ºC. A área necessária do coletor solar será de 4,77m2, para atingir a temperatura determinada. Houve uma redução direta de 26% de consumo de energia elétrica, no trabalho citado. O Brasil é favorecido geograficamente, tendo altos índices de radiação solar. Com as instalações de energia solar o impacto ambiental é pequeno.
Palavras-chave: Aquecimento de água/ Energia Solar.
Área do Conhecimento: Engenharia Ambiental
Introdução:
O Sol é uma fonte perene, e não poluente de energia, sendo responsável por todas as formas de vida no nosso Planeta. Na realidade, a maior parte da energia que utilizamos na Terra vem do Sol. Ventos, biomassa (inclusive fóssil), quedas d’água, são todos resultado da irradiação luminosa emitida pelo Sol.
O interesse por fontes alternativas de energia vem crescendo nos últimos anos, devido ao aumento de consumo de energia em residências e industrias.
A energia solar, para o aquecimento da água, torna-se ideal, pois não produz gases poluidores e nem resíduos radioativos, é uma fonte de energia aliada na preservação do