Energia renováveis e não renováveis
Em nosso planeta encontramos diversos tipos de fontes de energia. Elas podem ser renováveis ou esgotáveis.
Em primeiro lugar, as fontes de energia renováveis são aquelas em que a sua utilização e uso é renovável, e pode-se manter e ser aproveitado ao longo do tempo. Exemplos deste tipo de fonte é a energia eólica (gerada a partir dos ventos) e solar (captada e transformada para gerar calor ou eletricidade). Entretanto, nelas se destacam o urânio (a aplicação mais importante é a fonte de energia para usinas nucleares), biomassa (energia gerada a partir da decomposição), hidráulica (é a mais utilizada no Brasil em função da grande quantidade de rios em nosso País), geotérmica (alto nível de calor), e as células combustíveis (um dispositivo muito utilizado em espaçonaves que utiliza combustíveis gasosos que são injetados para reagir e gerar energia elétrica e água).
Em segundo lugar, as fontes de energias não renováveis são recursos naturais que, quando utilizados, não podem ser repostos pela ação humana ou pela natureza, a um prazo útil. Tanto os combustíveis fósseis como os nucleares são considerados não renováveis, pois a capacidade de renovação é muito reduzida comparada com a utilização que deles fazemos. As reservas destas fontes energéticas irão ser esgotadas, ao contrário das energias renováveis. Exemplos deste tipo de fonte é o petróleo, (atualmente a maior fonte de energia utilizada), gás natural (utilizado principalmente pelas indústrias e automóveis, além de casas como gás de cozinha), e o Carvão Mineral (é uma das fontes de energia mais abundante, mas também uma das mais poluentes, não apenas pela emissão de gases, mas também pela diminuição resultante de sua exploração. Nas indústrias é amplamente utilizado como combustível principal).
Logo, é visto que as fontes de energia são de extrema importância para o homem, porque originam combustíveis e eletricidade que servem para iluminar, movimentar