Energia organica
Trabalho apresentado no evento INOVA SENAI – 2005 – fase estadual, na área de Energia da Escola SENAI “João Martins Coube” de Bauru. Dispensa avaliação.
Eduardo M. Do Carmo 1 Hermano Mendes Carvalho 2 Lieca Hassegawa 3 Rodolfo Andrade 4 RESUMO Projeto para a construção de um protótipo de biodigestor de alimentação contínua para a obtenção de biogás a partir do lixo orgânico e armazenamento em cilindros para a utilização como combustível na obtenção de energia térmica e ou energia elétrica, o diferencial está relacionado à sua dimensão em relação aos atuais por se tratar de um biodigestor didático com aplicabilidade direcionada para pequena produção, acessível a instituições para demonstrativos de laboratórios podendo fornecer o combustível ecologicamente correto. Uma continuidade paralela ao projeto com mini-gerador de energia. A utilização poderá ser direcionada para restaurantes, pequenas propriedades rurais ou onde existir considerável volume de lixo orgânico. Projeto do protótipo com realização de experiências na comprovação de formação de gases, não se estendendo até a construção do projeto em razão da necessidade de previa aprovação de engenheiros conforme decisão normativa do Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia, sob nº 46 de 16 de dezembro de 1996.
Palavras-chave: Energia; Biodigestor de alimentação contínua.
1,2,3 – Alunos da Escola SENAI João Martins Coube 4 – Professor orientador do trabalho avaliado pelo Inova SENAI
Revista Eletrônica de Educação e Tecnologia do SENAI-SP. ISSN: 1981-8270. v.3, n.7, out. 2009.
2
1 INTRODUÇÃO A busca de fontes alternativas de energia renovável e ecologicamente correta tem se tornado necessidade mundial devido aos problemas ecológicos, econômicos, políticos e previsão de escassez das fontes não renováveis como os combustíveis fósseis. Na decomposição de qualquer material orgânico existente na natureza ocorre a liberação de gases os quais alguns