Energia Nuclear Baseada Thorium
Energia nuclear baseada O tório é a geração de energia elétrica com base reator nuclear alimentado principalmente pela fissão do isótopo Urânio 233 produzido a partir do tório elemento fértil. Segundo os defensores, um ciclo de combustível de tório oferece várias vantagens potenciais ao longo de um ciclo do combustível de urânio, incluindo muito maior abundância na Terra, as propriedades do combustível nuclear e física de qualidade superior, e reduziu a produção de resíduos nucleares. No entanto, o desenvolvimento do poder de tório tem custos iniciais significativos. Os defensores também citam a falta de potencial armamento como uma vantagem de tório, enquanto os críticos dizem que o desenvolvimento de reatores em preocupações de proliferação de aumento geral. Desde cerca de 2008, especialistas em energia nuclear tornou-se mais interessado em tório para fornecer combustível nuclear no lugar de urânio para gerar energia nuclear. Este interesse renovado foi destacado em uma série de conferências científicas, a última das quais, ThEC13 foi realizada no CERN por iThEC e atraiu mais de 200 cientistas de 32 países.
Um reator nuclear consome certos isótopos físseis específico para produzir energia. Os três tipos mais práticos de combustível do reator nuclear são:
Urânio 235, purificou-se por redução da quantidade de urânio 238 em urânio extraído natural. A maior parte da energia nuclear foi gerada com urânio de baixo enriquecimento, enquanto urânio altamente enriquecido é necessário para armas.
O plutônio 239, transmutada de urânio 238 obtidos a partir de urânio extraído natural. O plutónio é também usado para armas.
Urânio 233, transmutada de tório 232, derivado do tório minado natural. Isso é assunto deste artigo.
Alguns acreditam que o tório é a chave para o desenvolvimento de uma nova geração de produto de limpeza, energia nuclear mais segura. De acordo com um artigo de opinião por um grupo de cientistas do Instituto de Tecnologia da