Agrot Xicox
4749 palavras
19 páginas
Introdução Agrotóxicos são produtos químicos biocidas, utilizados no combate às pragas e às doenças das plantas, que podem causar danos à saúde das pessoas, dos animais e ao meio ambiente. Estão presentes no processo de produção, no armazenamento e beneficiamento de produtos agrícolas, nas pastagens, em florestas e outros ecossistemas e em ambientes urbanos, hídricos e industriais.
No Brasil, os agrotóxicos são usados há mais de meio século. Desenvolvidos a partir da tecnologia e da pesquisa de armas de guerra, foram primeiramente utilizados em programas de saúde publica e no combate a vetores e parasitas. Passaram a ser utilizados mais intensivamente na agricultura, a partir da década de 60.
Em 1975, o Plano Nacional de Desenvolvimento estimulou o agricultor a comprar os venenos através do Crédito Rural, ao instituir a inclusão de uma cota definida de agrotóxico para cada financiamento requerido. Essa obrigatoriedade, somada à propaganda ostensiva dos fabricantes, determinou uma enorme disseminação no uso dos agrotóxicos no Brasil, que é um dos lideres mundiais em consumo desses produtos.
No Brasil, a Associação Brasileira da Indústria Química (Abiquim) registrou, em 2004, o patamar histórico de 4,9 bilhões de dólares na venda de agrotóxicos. Destacam-se os herbicidas, responsáveis por mais da metade das vendas.
Agrotóxicos
Desde a Revolução Verde, na década de 1950, o processo tradicional de produção agrícola sofreu drásticas mudanças, com a inserção de novas tecnologias, visando a produção extensiva de commodities agrícolas. Estas tecnologias envolvem, quase em sua maioria, o uso extensivo de agrotóxicos, com a finalidade de controlar doenças e aumentar a produtividade.
Segundo a legislação vigente, agrotóxicos são produtos e agentes de processos físicos, químicos ou biológicos, utilizados nos setores de produção, armazenamento e beneficiamento de produtos agrícolas, pastagens, proteção de florestas, nativas ou plantadas, e de outros