Energia limpa
Energia limpa: o no me já traduz o que seria esta forma de energia, ela não polui o meio ambiente. Como exemplo de energia limpa temos, a energia eólica (produzida através de correntes de vento), a energia solar (obtida pelos raios solares), a hidrelétrica (fornecida através da movimentação da água), entre outras.
Em se tratando da energia necessária para a movimentação de veículos, a energia limpa aparece como sendo aquela que não emite gás carbônico na atmosfera. O gás natural é um exemplo de combustível de energia limpa, ele não colabora com o chamado “efeito estufa”. Os bicombustíveis (produzidos por fontes renováveis) também entram na lista dos geradores de energia limpa.
Até a energia nuclear pode ser considerada energia limpa, apesar dos dejetos perigosos. Segundo especialistas, os rejeitos permanecem radioativos por séculos, mas o lixo atômico não emite poluentes na atmosfera, ou seja, se devidamente descartados não oferecem riscos ao ambiente.
A energia limpa pode ser classificada como energia renovável, porque é produzida com o uso de recursos renováveis (movimento da água, luz solar, vento). Em contrapartida com o uso de recursos renováveis, como petróleo, que mais cedo ou mais tarde ficará extinto. Este acontecimento seria visto como um bem para a nação, uma vez que os mais perigosos poluentes provêm da queima de combustível oriundo de fonte não renovável.
O carvão mineral também é um exemplo de fonte não renovável, considerando a matéria-prima necessária para sua obtenção como objeto de exploração. Se milhares de árvores são cortadas diariamente, o plantio de novas para tornar o processo renovável é praticamente inútil.
Os principais tipos de energia limpa:
O sol pode ser aproveitado como fonte de calor e de luz. A energia solar é abundante e permanente, renovável a cada dia, não polui e nem prejudica o ecossistema. A energia luminosa pode ser transformada em energia elétrica ou mecânica.
A energia eólica é gerada com a