Energia Limpa - Tomada Solar
CAMPUS CIDADE UNIVERSITÁRIA
BACHARELADO EM ENGENHARIA AMBIENTAL
Murilo Gimenes de Almeida
TOMADA SOLAR
Projeto de Pesquisa apresentado para o aproveitamento das disciplinas Língua Portuguesa e Gestão a Engenharia Ambiental, componentes do curso de Bacharelado em Engenharia Ambiental da Universidade de Sorocaba (UNISO).
Sorocaba
2013
SUMÁRIO
1.
INTRODUÇÃO
1.1
Síntese bibliográfica
1.2
Problemática da pesquisa
1.3
Hipóteses e Resultados esperados
2.
OBJETIVOS
2.1
Objetivos específicos
3.
JUSTIFICATIVA
3.1
Relevância social
3.2
Relação com a linha de pesquisa do curso
4.
METODOLOGIA
4.1
Casuística
4.2
Materiais
4.3
Métodos/Procedimentos
5.
CRONOGRAMA
6.
ASPECTOS ÉTICOS DA PESQUISA
7.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
1. INTRODUÇÃO
1.1 Síntese bibliográfica
Este trabalho apresenta uma nova tecnologia, denominada “tomada solar” (solar window socket). O produto tem o intuito de proporcionar o uso de eletricidade livremente e convenientemente em espaços restritos sem trazer danos ao meio ambiente. Kyuho Song & Boa Oh (designers japoneses) criaram a "tomada solar", a qual pode gerar 10 horas de energia apenas com a que foi absorvida pelo sol.
“Este produto tem a intenção de proporcionar o uso de eletricidade livremente e convenientemente em espaços restritos (onde normalmente não se encontra energia disponível) como num avião, num carro ou ao ar livre. Nós tentamos desenhar uma tomada portátil para que as pessoas possam usá-la intuitivamente sem treino algum em especial.”(Song, 2010.)
1.2 Problemática da pesquisa Segundo Kyuho Song, “este produto está na fase de concepção e ainda apresenta problemas técnicos que em breve devem ser resolvidos.” A célula fotovoltaica, produz corrente contínua e, comercialmente são fabricadas em 12 Vcc (12 Volts – corrente contínua – a mesma