Energia geotérmica
A energia tem sido através da história, a base do desenvolvimento das civilizações. Nos dias atuais, são cada vez maiores as necessidades energéticas para a produção de alimentos, bens de consumo, bens de serviço e de produção, lazer e, finalmente, para promover o desenvolvimento econômico, social e cultural. O conceito de energia alternativa determina que ela não derive apenas de uma alternativa eficiente. Ela é sinônima de uma energia limpa, pura, não poluente e, principalmente, inesgotável, que pode ser encontrada infinitamente no meio ambiente. A energia alternativa ou renovável é aquela onde não se pode estabelecer fim para o seu uso. Neste trabalho acadêmico abordaremos o assunto energias alternativas no qual o enfoque será voltado a Energia Geotérmica, seu funcionamento, conversão em energia elétrica, cidades que a utilizam e suas vantagens e desvantagens.
2 Energias não renováveis
As fontes de energia não renováveis são aquelas encontradas na natureza e que podem se extinguir com a sua utilização.Uma vez esgotadas,as reservas não podem ser regeneradas.Entende-se como energia não renovável os combustíveis fósseis como o carvão ,o petróleo, o gás natural e urânio.Todas estas fontes de energia têm suas reservas finitas.Algumas delas se formaram a milhões de anos .Portanto serão necessários mais alguns milhões de anos para elas se formarem novamente.
3 Energias renováveis
Energia renovável é aquela obtida de fontes naturais com a capacidade de se regenerar por ação da natureza. São energias abundantes e, portanto, inesgotáveis. A principal vantagem das energias limpas é que elas não agridem tanto o meio ambiente como as energias não renováveis. Pode-se dizer que as energias renováveis dividem-se em dois grupos: impacto baixo(ex: energia eólica) e impacto médio(ex: biomassa). São definidos quanto ao impacto que causam a atmosfera e ao meio ambiente.
3.1 Energia geotérmica
3.1.1 Conceito