energia geotermica portugal
Energia Geotérmica
2012/2013
REALIZADO POR:
Carlos Filipe Simões nº21190703
Nuno Filipe Cristo nº21190265
Índice
Pág.
Introdução
Constituição do planeta
Utilizações e aproveitamentos
Centrais Geotérmicas
Tipos de Centrais
Vantagens e desvantagens
Geotérmica em Portugal
Açores
Novas Tecnologias
Conclusão
Introdução
A energia geotérmica consiste basicamente na extracção de energia proveniente do interior da Terra. Esta energia é o resultado da fusão do núcleo do planeta, da energia solar absorvida pela superfície e do próprio decaimento radioactivo dos minerais.
As aguas das chuvas infiltram-se através de falhas e fracturas geológicas e aquecem ao entrar em contacto com as rochas quentes, isto faz com que estas aguas subam novamente sobre a forma de vapor e formam os famoso géisers ou as fontes termais.
Este tipo de energia encontra-se por baixo da superfície de todo o planeta mas em algumas zonas esta encontra-se mais á superfície, o que torna mais fácil o seu aproveitamento.
Este tipo de energia poderá ter muitas aplicações práticas, desde aquecimento a produção de energia eléctrica.
Com a crescente preocupação energética dos últimos anos, tem-se investido bastante em fontes de energia alternativas e a geotérmica é uma delas.
Com este trabalho temos o objectivo de dar a conhecer todos os seus tipos de utilizações e as suas vantagens e desvantagens.
Constituição do planeta
Para um melhor conhecimento desta fonte de energia devemos conhecer melhor a estrutura interna do nosso planeta.
O planeta Terra e constituído basicamente por três camadas, Crosta, Manto e
Núcleo
Crosta: Camada superficial solida que circunda a Terra. Esta camada tem em média
30 a 40 km de espessura, variando muito em algumas zonas. É nesta camada onde se realiza o aproveitamento geotérmico. Em alguns locais com furos de apenas uma centena de metros é possível encontrar calor útil, enquanto noutras zonas