Energia eólica
A origem do cata-vento não está claramente definida na história, mas por causa das leis do rei Hamurabi 1750 a.C se acredita que a origem foi na Babilônia (hoje território Iraque).
A primeira descrição técnica de um cata-vento para acionar o compressor de um órgão foi de origem grega (Heron de Alexandria em 200 a.C). Os Chineses usaram cata-ventos de eixo vertical na dinastia Ming (1368 - 1644) para bombear água. Em comparação com o cata-vento pérsico e grego a construção chinesa com palhetas giratórias teve a vantagem de aproveitar o vento independente da direção.
Historia de barcos a vela navegação cerca de 7.000 anos
Os cata-ventos com eixo horizontal foram introduzidos na Europa no século 12, Até século 19 com a invenção do motor a vapor e combustão, as roda de água e os cata-ventos foram às únicas fontes de energia mecânica com potencias entre 5 a 10HP. Mesmo com estes potenciais relativamente baixos eles tinham um papel importante no desenvolvimento europeu sendo utilizado principalmente para moer grãos, bombear água, extração de óleo, serrar madeira e tantas outras funções a que este equipamento pode ser agregado.
• Cata-ventos são utilizados há pelo menos 3.000 anos para: irrigação e moagem de grãos, (Energia do vento para locomoção na navegação cerca 7.000 anos)
Cata-vento com eixo horizontal Potências entre 5 e 10HP
13
• O desenvolvimento de aerogeradores para gerar energia elétrica se iniciou no fim do século XIX, com a pesquisa do professor LaCour, em Askov, Dinamarca. • 250 unidades em funcionamento entre 1914- 1918.
Foto: aerogeradores século XIX, desenvolvido por professor LaCour, em Askov, Dinamarca (fonte: GASCH et al., 2007). 14