Energia Eólica
Como é obtida: O vento faz girar as pás do gerador eólico. O aparelho é chamado de gerador ou turbina. Já os mais recentes usam-se para gerar energia elétrica. Para gerar essa energia são feitos grandes parques eólicos com dezenas ou centenas de geradores.
A conversão em energia é feita através da rotação das pás que ligadas a um gerador, produzem a eletricidade. Se o vento for forte, existe um mecanismo que atua como travão e impede que as pás girem demasiado depressa, evitando eventuais danos.
Para um gerador eólico trabalhar de forma eficiente, o vento precisa atingir velocidades entre os 18 e os 21 km/h. Só a estas velocidades o vento tem força para conseguir girar as pás para gerar energia. Cada turbina gera entre 50 e 300 kilowatts de eletricidade. Com um gerador eólico pode acender-se 3000 lâmpadas de 100 watts cada, o que são muitas lâmpadas.
Uso: Mundial – O alto custo da produção de energia, juntamente com as vantagens da energia eólica como uma fonte de energia renovável e amplamente disponível, tem levado vários países a estabelecer incentivos regulamentando e dirigindo investimentos financeiros para estimular a geração de energia eólica.
Os dois últimos estudos da Associação Mundial de Energia Eólica(WWEA, na sigla em inglês) mostram um crescimento do uso de energia eólica no mundo. Os trabalhos, que avaliaram os anos de 2010 e o primeiro semestre de 2011, revelam que, ao todo, 86 países já utilizam essa fonte renovável para a produção de energia elétrica. Entre eles, destaca-se a China, que se tornou o país com maior capacidade instalada, acrescentando 18.928 Megawatt (MW) em sua matriz em um ano, bem como o centro da indústria eólica internacional.
Somando todas as turbinas eólicas que foram instaladas até o final de 2010, tem-se a capacidade mundial de gerar 430 Terawatt-hora(TWh) anuais, mais que o total da demanda de eletricidade do Reino Unido, 6º maior economia do mundo. Para se ter uma idéia da magnitude da