energia eólica
Existem dois tipos básicos de rotores eólicos: os de eixo vertical e os de eixo horizontal. Os rotores diferem em seu custo relativo de produção, eficiência, e na velocidade do vento em que têm sua maior eficiência.
Existem também os aero geradores de baixa tensão, que se diferenciam dos aero geradores de alta tensão principalmente por terem tamanho e peso reduzidos em relação a estes, que usualmente são instalados nos cumes das montanhas ou em grandes planícies. O peso médio de um aero gerador de baixa tensão é de 100 kg. Este tipo de equipamento pode ser definido como um aero gerador doméstico, pois a quase totalidade dos equipamentos é instalada em habitações ou micro indústrias. São usados isoladamente para alimentar localidades remotas e distantes da rede de transmissão.
Podemos também encontrar conjuntos de aero geradores constituindo um parque eólico. Eles são necessários para que a produção de energia elétrica torne-se rentável. Só são construídos após estudos exaustivos de viabilidade econômica e de impacto ambiental. Normalmente estas instalações encontram-se em terra, mas é cada vez mais frequente instalá-las no mar(offshores) onde a presença do vento é mais regular. Este parques eólicos “offshore” permitem a redução dos inconvenientes provocados pelo ruído e pela poluição da paisagem.
O uso de aero geradores tem algumas restrições técnicas:
Nas proximidades dos parques eólicos é detectada poluição sonora, devido ao ruído produzido. Alguns também consideram a