energia eólica
Energia eólica é aquela gerada pelo vento. Atualmente, a energia eólica, embora pouco utilizada, é considerada uma importante fonte de energia. Abundante, renovável, é considerada a fonte de energia mais limpa do planeta. Pode ser obtida em locais diversificados da Terra, desde que sejam implantadas as instalações adequadas.
Essa energia é gerada por meio de aero geradores, nas quais a força do vento é captada por hélices ligadas a uma turbina que aciona um gerador elétrico. A quantidade de energia transferida é função da densidade do ar, da área coberta pela rotação das pás (hélices) e da velocidade do vento, não ocorre à emissão de poluentes, além de não exaurir na natureza.
A eficácia para produção da energia eólica depende de aspectos como: topografia do terreno, velocidade dos ventos, eficiência das instalações e operação. Locais com baixa intensidade de vento e ocorrência de chuvas frequentes se tornam inviáveis, devido à baixa produção, desperdício de energia e ao elevado custo das instalações.
Além de ser uma fonte renovável, a energia eólica causa menos impactos ambientais e é encontrada em abundância, podendo ser uma ótima alternativa para minimizar os problemas ambientais. Mas essa fonte de energia não está totalmente isenta de causar possíveis impactos ambientais. O único ponto fraco das turbinas que geram energia através dos ventos é a poluição sonora e a poluição visual. É menos impactante, e depende mais do ponto de vista particular de cada um. Mas a poluição sonora gerada pelas turbinas, de acordo com a especificação do equipamento, pode inviabilizar a construção destes sistemas muito próximos de regiões habitadas por causar desconforto aos moradores. Entretanto, existem modelos aero geradores de hélices de alta velocidade que produzem menor ruído e são até mais eficientes que os modelos de turbinas de múltiplas pás, mais barulhentos. As hélices produzem ruídos excessivos e interferem nas transmissões