Energia eólica
A utilização desta fonte energética para a geração de eletricidade, em escala comercial, teve início há pouco mais de 30 anos com a crise do petróleo que afetou principalmente EUA e os países Europeus que passaram desde então a buscar por novas fontes de energia.
•Rotor •Transmissão / Caixa multiplicadora •Gerador Elétrico •Mecanismo de Controle •Torre
Renovável; Não poluente; Disponível em todos os lugares; Baixo custo; Não causa grandes danos ao meio ambiente.
Emissão de ruídos – distância mínima 200m das residências; Problemas com rotas de imigração de aves; Interferências eletromagnéticas que afetam as telecomunicação.
!
" # $ %&
%
" * (
'
)
+
, # * / .%
+
" ' 1
0 %
. /+ $ 1( 2 1
+
$ #
3
1 $ $
A avaliação do potencial eólico de uma região requer trabalhos sistemáticos de coleta e análise de dados sobre a velocidade e o regime de ventos. Para que a energia eólica seja considerada tecnicamente aproveitável, é necessário uma velocidade mínima do vento de 7 a 8 m/s
!
"
Embora ainda haja divergências entre especialistas e instituições na estimativa do potencial eólico brasileiro, vários estudos indicam valores extremamente consideráveis. Até poucos anos, as estimativas para uma altura de 50m eram da ordem de 20.000 MW. Hoje a maioria dos estudos indica valores da ordem dos 143.000 MW.
#
Os custos são da ordem de US$ 70 - US$ 80 por MWh; Tempo de implantação de em torno de 6 meses.
" * *
* + ' /
%$ .*
$
"
O (Comitê Internacional de Mudanças Climáticas) tinha uma meta de alcançar 30.000 MW, por volta do ano 2030 mas entre 1990 e 2008, a geração eólica cresceu à taxa média de 27% ao ano, alcançando 121.000 MW.
! %
&
'
Até o no 2000 as turbinas mais potentes não passavam de 3MW e não mediam mais que 50m; Atualmente temos